Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1558
Title: Uso da testosterona para aumentar a performance física e seus efeitos colaterais.
Authors: Silva, Juliana Bicalho Machado Assunção da (Orientador)
Salazar, Amanda de Lima
Keywords: Testosterona
Efeito do uso da testosterona
Efeitos colaterais do uso da testosterona
Issue Date: 9-May-2022
Citation: SALAZAR,Amanda de Lima. Uso da testosterona para aumentar a performance física e seus efeitos colaterais. Orientador: Juliana Bicalho Machado Assunção da Silva 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021
Abstract: Apesar do uso terapêutico em reposição hormonal, os esteroides têm sido utilizados de forma abusiva e indiscriminada para a obtenção do aumento da performance física e para aprimorar a aparência corporal de quem o utiliza, muitas vezes sem distinguir o que esse uso acarreta e os seus possíveis efeitos. O objetivo deste trabalho é descrever como a testosterona age para melhorar a performance e a aparência física e os efeitos colaterais desse uso. O tipo de pesquisa empregado é o de revisão bibliográfica de onde foram coletados dados sobre o uso da testosterona e os seus efeitos, tendo a seleção e localização dos artigos de referência em diversos bancos de dados on- line e em livros. O uso da testosterona pode causar diversos efeitos colaterais, como por exemplo, efeitos cardiológicos, dermatológicos, endocrinológicos, geniturinários, hematológicos, hepáticos, musculoesqueléticos e psiquiátricos. A partir deste estudo percebe-se a necessidade de informação e divulgação das consequências do uso indiscriminado e até mesmo terapêutico dessas substâncias, além de ser de suma importância o cuidado farmacêutico na conscientização do uso delas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1558
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda de Lima Salazar_0005910_parcial.pdf866.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.