Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1574
Title: Compostos químicos presentes nas essências de narguilé com potencial maléfico à saúde.
Authors: Mota, Alberto de Andrade Reis (Orientador)
Silva, Jordane Margarida Anjos da
Keywords: Tabagismo
Narguilé
Nicotina
Issue Date: 10-May-2022
Citation: SILVA, Jordane Margarida Anjos da . Compostos químicos presentes nas essências de narguilé com potencial maléfico à saúde. Orientador: Alberto de Andrade Reis Mota. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021
Abstract: O Brasil está em segundo lugar com estratégias como medidas MPOWER contra o tabagismo. Pesquisas demonstraram que o número de fumantes diminuiu desde 1989, quando as primeiras medidas contra o tabagismo entraram em ação. Porém o tabagismo continua em ascensão. Como estratégia, a indústria de tabaco está investindo em outras formas de consumo de tabaco, entre elas está o narguilé, atraindo principalmente os jovens. O tabagismo é uma questão de saúde pública e é uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo. Pesquisas e estudos desmentem teorias de que o narguilé é menos prejudicial à saúde pois muitas pessoas alegam que ele é uma forma natural de consumir tabaco. Existem testes caseiros na internet indicados por youtubers que defendem o narguilé como uma forma segura de consumir tabaco. Porém é um teste errôneo, pois existem diversos embasamentos científicos que comprovam que ele é potencialmente mais nocivo que o cigarro. Desta maneira, o presente trabalho visa elucidar questões sobre os riscos reais do uso do narguilé, comparando-o com o cigarro e apresentar um teste simples que mostra a diferença entre as fumaças geradas pela combustão através de ambos os tipos de tabagismo. Este trabalho apresenta um teste de fácil realização cujo resultado é um falso negativo, comprovado através de uma revisão de literatura sobre o assunto. Estudos analíticos comprovam a presença de elementos tóxicos com concentrações maiores na fumaça de narguilé quando comparadas com a fumaça de cigarro. Foram utilizadas bases de dados para consultas, como Lilacs, via Bireme, Biblioteca Virtual Scielo e Google Acadêmico e Ministério da Saúde, com preferência a artigos e publicações datados entre os anos de 2000 a 2021. O tabagismo é uma questão de saúde pública. É responsável por inúmeras mortes e doenças em todas as faixas etárias e independentemente de sexo. Afeta os fumantes diretos e os passivos. Por mais que o Brasil tenha índices decrescentes de fumantes, pesquisas apontam expansão do tabagismo por outras formas de consumir tabaco como o narguilé. Esse fato reforça a necessidade da atenção dos órgãos de saúde, do governo e de novas pesquisas, pois além dos gastos milionários para tratamento dessas doenças o tabagismo causa a morte de milhares de pessoas. Mais pesquisas devem ser realizadas para continuar desmentindo a teoria que as pessoas criaram que o narguilé é um artefato saudável para consumir tabaco achando que seus elementos tóxicos são filtrados pela água. Além de compostos químicos também foram comprovados os riscos de contrair doenças contagiosas devido ao uso coletivo desse dispositivo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1574
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jordane Margarida Anjos da Silva_0000809.pdf888.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.