Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/158
Title: Análise de hipoclorito de sódio quanto ao teor de cloro ativo: evidências para a endodontia
Other Titles: Sodium hypochlorite analysis of active chlorine concentration: evidence for endodontics
Authors: Menezes, Eduardo Telles de (Orientador)
Brito, Thays Costa
Keywords: hipoclorito de sódio - odonto
cloro ativo - odonto
endodontia
Issue Date: 18-Apr-2019
Citation: BRITO, Thays Costa. Análise de hipoclorito de sódio quanto ao teor de cloro ativo: evidências para a endodontia. Orientador: Eduardo Telles de Menezes. 2018. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Objetivo: Confirmar a concentração de cloro livre das soluções de NaCIO 1% usadas na disciplina de endodontia da UNIFACIPLAC, correlacionando os resultados com a conservação e as recomendações atuais. Materiais e métodos: As amostras foram analisadas na Clínica Integrada por meio de teste com fita reagente (Proaction Kit Test- Grow Química e Farmacêutica). A leitura era feita por dois avaliadores, e se divergentes, por um terceiro avaliador. A classificação se deu pela escala de cores do fabricante. Resultados e Discussão: foram analisadas 50 amostras. A concordância interavaliador foi universal. Apenas metade apresentou adequação. A marca comercial e tempo de fabricação (< 6 meses ou > 6 meses) não mostraram diferenças significativas, porém a conservação fora da faculdade mostrou inadequação importante (p = 0,02). Os resultados são semelhantes a outros estudos. A recomendação de NaCIO para desinfecção é de no mínimo 1%. Concentrações menores são ineficazes contra Enterococcus faecalis, principal causa de insucesso do tratamento endodôntico. Soluções de NaCIO entre 2 e 2,5% são as mais utilizadas. Conclusões: As soluções de NaCIO 1% apresentam alta probabilidade para inadequação do teor de cloro livre, fortemente associada à forma de armazenamento. As evidências sugerem a revisão do protocolo de soluções irrigantes na UNIFACIPLAC.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/158
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thays_Brito_0003956.pdf282.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.