Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1594
Title: Estudo de caso das longarinas de aço do viaduto do BRT da DF 065 do Catetinho.
Authors: Sousa, Thiago Primo (Orientador)
Teixeira, Daniel da Silva
Santos, Guilherme Matheus Carvalho dos
Keywords: Patologias
Restaurar
Viaduto
Issue Date: 13-May-2022
Citation: TEIXEIRA, Daniel da Silva; SANTOS, Guilherme Matheus Carvalho dos. Estudo de caso das longarinas de aço do viaduto do BRT da DF 065 do Catetinho. Orientador: Thiago Primo Sousa. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Dentro da construção civil existem as edificações feitas por materiais metálicos, sendo de diversos tipos, como estruturas metálicas, steel frame, entre outros. Como todo método construtivo, as estruturas metálicas também podem apresentar patologias, no qual são deformações ou problemas ocasionadas nas estruturas da edificação. Existem diversos tipos de patologias nesse tipo de estrutura, como a corrosão que é o tipo de patologia mais comum nesse tipo de estrutura, existem também patologias no processo de fabricação das peças metálicas no qual é mais fácil a visualização no processo construtivo da obra, dentre outros, mas para toda patologia nas estruturas metálicas existem métodos que deve ser adotado para restaurar a edificação, outro ponto importante é quanto a preservação dessas estruturas, no qual existem procedimentos que podem ser adotados para maior durabilidade estrutural. Uma estrutura de aço com patologias pode ser perigosa para ser utilizada, para determinar se a estrutura está em segurança existem técnicas e ensaios não destrutivos para tal determinação. Esse trabalho define Estudo de caso das longarinas de aço do viaduto do BRT da DF 065 do Catetinho, onde apresenta patologias aparentes e possível causa e tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1594
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel da Silva Teixeira_0007467_Guilherme Matheus Carvalho dos Santos_0013524.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.