Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1596
Title: Termoacústica em escritórios de galpões fechados: Estudo de caso comparativo de métodos construtivos.
Authors: Miranda, Ana Rafaela Sobrinho de (Orientador)
Curado, Danilo de Oliveira
Santos, Matheus Siqueira dos
Keywords: Drywall
Alvenaria
Acustica
Issue Date: 13-May-2022
Citation: CURADO, Danilo de Oliveira; SANTOS, Matheus Siqueira dos. Termoacústica em escritórios de galpões fechados: Estudo de caso comparativo de métodos construtivos. Orientador: Ana Rafaela Sobrinho de Miranda. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O sistema construtivo em drywall é visto como uma alternativa comum em relação a alvenaria convencional, sendo uma tecnologia recente que, ano após ano, vem ganhando espaço no ambiente da construção civil. Sabe-se que o sistema em drywall é mais rápido e gera menos resíduos sólidos na construção, porém, no que diz respeito aos custos, a técnica pode se mostrar um pouco mais cara do que o sistema em alvenaria convencional, devido principalmente à variedade de modelos de acabamentos. O objetivo principal desta monografia é fazer uma comparação termoacústica entre escritórios construídos em alvenaria convencional e drywall e verificar atendimento da NR-17. Foram realizadas cinco medições com termo-higrômetro e decibelímetro, captando mínimas e máximas de temperatura em graus Celsius e pressão sonora em Decibéis, em dois escritórios. Os dois escritórios mediram uma média de temperatura bem aproximada, porém um pico de ruído mais distantes, o drywall teve uma média de temperatura durante o dia de 26,2°C e um pico de ruído de 79,7 dB(A) e a alvenaria ficou com uma média de temperatura de 25,9°C e um pico de ruído de 71,0dB(A). A principal percepção quanto a temperatura, foi que o drywall absorve e dispersa com uma velocidade maior, enquanto a alvenaria convencional precisa de mais tempo, tanto para absorver, quanto para dispersar essa temperatura. Já quanto a percepção acústica, o drywall teve resultados bem piores, seus picos de ruídos foram sempre maiores, aproximadamente 10dB(A) a mais que a alvenaria convencional. Como a temperatura não teve uma discrepância nos resultados, a questão acústica passou a ter um peso maior nessa comparação, e como o drywall ficou bastante atrás no que se diz respeito a resistência acústica, a alvenaria é uma melhor opção para a construção de escritórios no interior de galpões fechados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1596
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danilo de Oliveira Curado_0007395_Matheus Siqueira dos Santos_0013131.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.