Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1601
Title: Estudo da viabilidade do uso de água pluvial tratada na produção de concreto em pequena escala.
Authors: Coutinho, Maycol Moreira (Orientador)
Marca, Gabriel Conde
Oliveira, Luma Joyce de Castro
Keywords: Aproveitamento
Água pluvial
Concreto
Issue Date: 16-May-2022
Citation: MARCA, Gabriel Conde; OLIVEIRA, Luma Joyce de Castro. Estudo da viabilidade do uso de água pluvial tratada na produção de concreto em pequena escala.. Orientador: Maycol Moreira Coutinho. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A presente monografia tem como intuito estudar a viabilidade e avaliar os impactos causados no concreto ao utilizar água pluvial tratada em seu processo de fabricação em pequena escala. A NBR 15900 (ABNT, 2009) explica que a água pluvial pode ser utilizada para fabricação de concreto, mas deve ser analisada para verificar se atende aos requisitos estabelecidos pela norma, então foi necessário instalar um sistema de coleta, armazenamento e tratamento da água. O método de tratamento adotado foi o do filtro de múltiplas camadas, utilizando areia média, brita 0, carvão ativado e manta geotêxtil. Foi produzido corpos de prova de concreto com água fornecida pelo sistema de abastecimento público e com água pluvial tratada, para compará-los foi adotado o ensaio de compressão, que ocorreu nos dias 3, 7, 14 e 28 após a sua fabricação. Foi analisada a água pluvial, antes e depois do tratamento, e a água potável da UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, no qual foi comprovado a eficiência do tratamento da água, pois atende a NBR 15900 e a resolução CONAMA no 357 de 2005, nos testes a qual a água foi submetida, que foi o de pH, turbidez, presença de sólidos e condutividade elétrica, sendo que a água pluvial tratada apresentou características mais favoráveis do que a água potável analisada. O concreto com água pluvial tratada apresentou resultados positivos, superando o do concreto convencional nos dias 7 e 28, além de atender ao requisito da NBR 15900, no qual exige que o concreto fabricado com água de origem distinta ao do abastecimento público atinja a resistência maior ou igual a 90% comparado ao concreto fabricado com água destilada ou deionizada. Com isso é possível comprovar a eficácia da proposta adotada aos ensaios que foram realizados, mas ainda se faz necessário testes complementares para atestar a sua eficácia total.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1601
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Conde Marca_0007367_Luma Joyce de Castro Oliveira_0006951.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.