Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1628
Title: Qual a relação entre o tratamento de TOC e a escala YBOCS?
Authors: Carneiro, Lilian dos Anjos (Orientador)
Aucélio, Carlos Nogueira (Coorientador)
Coelho, Fernanda Pacheco Mendes
Cavalier, Natália Toledo
Keywords: Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Escala
Tratamento
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: COELHO, Fernanda Pacheco Mendes; CAVALIER, Natália Toledo. Qual a relação entre o tratamento de TOC e a escala YBOCS? Orientador: Lilian dos Anjos Carneiro. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma desordem caracterizada por ideias obsessivas e comportamentos compulsivos. Outrossim, o diagnóstico e a terapêutica são fundamentais. O tratamento baseia-se em psicoterapia e uso de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), etc. Objetivo: Avaliar pacientes portadores de TOC acerca do tratamento e prognóstico após aplicação da escala “Yale-Brown Obsessive-Compulsive Scale” (YBOCS). Método: Estudo analítico, descritivo e longitudinal, com dados obtidos no ambulatório de Neuropsiquiatria de Hospital Universitário de 30 pacientes com TOC, segundo os critérios do DSM-V, de ambos os sexos entre 12 a 21 anos de idade, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019. A amostra foi submetida a exame clínico e aplicação a YBOCS para graduar o TOC. Após um ano de tratamento com psicoterapia e ISRS para graus leves, ISRS para os moderados e ISRS com psicoterapia e medicação Dual para os severos, foi repetida a YBOCS. Critérios de inclusão: acompanhamento ambulatorial de 4 ou mais consultas anuais, exames laboratoriais e EEG normais, diagnóstico de TOC pelo DSM-V e não ter utilizado psicofármacos antes da primeira consulta. Resultados: Foram obtidos os seguintes resultados segundo a YBOCS: Grau leve 53,3% (16 pacientes); moderado 33,33% (10 pacientes) e severo 13,33% (4 pacientes). Após terapia e repetida a avaliação YBOCS: Leve 73,33% (22 pacientes), moderado 13,33% (4 pacientes) e severo 13,33% (4 pacientes). Conclusão: Os achados desse estudo fortalecem que o tratamento com ISRS é benéfico em casos moderados de TOC, reduzindo os sintomas segundo escores da escala de YBOCS.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1628
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Pacheco Mendes Coelho_Natália Toledo Cavalier_parcial.pdf98.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.