Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1632
Title: O impacto de uma abordagem limitada sobre morte, morrer e cuidados paliativos durante a formação médica.
Authors: Wollmann, Patrícia Galdino de Andrade (Orientador)
Cunha, Gabriela Reis
Keywords: Morte
Cuidados paliativos
Educação médica
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: CUNHA, Gabriela Reis. O impacto de uma abordagem limitada sobre morte, morrer e cuidados paliativos durante a formação médica. Orientador: Patrícia Galdino de Andrade Wollmann. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: Este estudo objetivou relacionar as limitações da abordagem sobre morte, morrer e cuidados paliativos durante a formação médica com seu impacto nos profissionais da área e no cuidado ofertado aos pacientes. Metodologia: A busca pela literatura foi efetuada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Também foram incluídos e consultados livros-texto ou referenciados pelos autores dos artigos selecionados, nas áreas de cuidados paliativos e filosofia. A bibliografia total foi de 12 artigos e 3 livros teóricos. Resultados: Foi constatado que os acadêmicos e profissionais da área médica relatam dificuldades em lidar com assuntos como morte, morrer e cuidados paliativos. Os principais sentimentos descritos pelos estudantes frente à morte foram: desconforto, isolamento, sobrecarga emocional, raiva, frustração. Além disso, foi constada dificuldade em manejar sintomas comuns a pacientes paliativos, como dor, dispneia, fadiga, constipação. Conclusão: Ao refletir sobre a importância dos cuidados paliativos, deve-se ter como propósito final cuidar integralmente do paciente, ao prevenir e aliviar o sofrimento sem priorizar apenas a busca por uma cura ou resolução definitiva do quadro. Quando esta noção for incorporada ao aprendizado médico, juntamente com um ensino eficiente sobre cuidados paliativos, o atendimento aos pacientes e a postura médica finalmente estarão em consonância com a medicina humanizada e de excelência.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1632
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Reis Cunha_parcial.pdf180.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.