Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1639
Title: Síndrome pós COVID: principais sintomas persistentes e possíveis fatores de risco.
Authors: Katz, Claudia Lidroneta Bernardino da Costa (Orientador)
Santos, Kaio Felipe Assis
Aidar, Tiago de Paula Souza
Keywords: Infecção pelo SARS-CoV-2
Vírus SARS-CoV-2
Covid 19
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: SANTOS, Kaio Felipe Assis; AIDAR, Tiago de Paula Souza. Síndrome pós COVID: principais sintomas persistentes e possíveis fatores de risco. Orientador: Claudia Lidroneta Bernardino da Costa Katz. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A infecção pelo coronavírus (SARS-CoV-2) foi confirmada em mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo, caracterizando uma pandemia global com mais de quadro milhões de óbitos. Além do âmbito da doença aguda, problemas persistentes relacionados ao quadro ameaçam a qualidade de vida da população afetada. Esse trabalho é uma revisão de literatura que tem por objetivo avaliar a síndrome pós covid, revisando seus sintomas e possíveis fatores de risco para seu desenvolvimento. Os ensaios clínicos e revisões sistemáticas sobre o assunto apontam que os sintomas mais comuns são: tosse, dispneia, fadiga, febre, odinofagia, cefaleia, dor no peito, palpitações, déficits cognitivos, mialgia, sintomas neurológicos, erupções cutâneas e diarreia. E os sintomas persistentes mais prevalentes são: fadiga, tosse e dispneia. Além disso, encontramos possíveis condições que podem predispor ao desenvolvimento da síndrome, quais sejam: sexo feminino, idade avançada, índice de massa corporal elevado, e sintomas graves durante a fase aguda da doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1639
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kaio Felipe Assis Santos_Tiago de Paula Souza Aidar_parcial.pdf94.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.