Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1641
Title: Tratamento para pé torto congênito equinovaro: uma revisão de literatura.
Authors: Barbosa, Marcello Oliveira (Orientador)
Dias, Karina Lopes
Keywords: Pé torto equinovaro
Talipes equinovarus congênito
Tratamento
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: DIAS, Karina Lopes. Tratamento para pé torto congênito equinovaro: uma revisão de literatura. Orientador: Marcello Oliveira Barbosa. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Pé torto congênito, também conhecido como talipes equinovarus congênito, é a deformidade mais frequentemente encontrada envolvendo os membros inferiores ao nascimento. O pé apresenta-se com cinco deformidades: equino do pé, varo do retropé, cavo do antepé e adução do médio e antepé. Atualmente, o tratamento ainda é um desafio para os ortopedistas e, embora existam técnicas cirúrgicas, os ortopedistas tendem a preferir o manejo conservador. O objetivo desse artigo é avaliar a eficácia dos atuais tratamentos conservadores disponíveis para proporcionar uma análise futura dos métodos elaborados, auxiliando na idealização de novas opções e na tomada de decisão do tratamento do pé torto congênito. Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados PubMed, Scielo, Medline, LILACS e The Cochrane Library com os descritores “congenital clubfoot” e “treatment” que totalizou em 33 artigos. Foram descritos os principais tratamentos conservadores disponíveis atualmente, sendo o Método Ponseti, Método de Kite, Método de Copenhagen, Método Francês e Método Híbrido e concluiu-se que o Método Ponseti é o mais eficaz para o tratamento inicial do pé torto congênito, mas novos estudos são necessários para diminuir o número de casos redicivantes ou não responsivos e, proporcionar pés funcionais, plantígrados, sem dor e que não necessitem de sapatos especiais a todos os pacientes acometidos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1641
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina Lopes Dias_parcial.pdf95.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.