Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1645
Title: Atenção ao paciente idoso com incontinência urinária em ILPIS: uma revisão bibliográfica.
Authors: Almeida, José Carlos de (Orientador)
Silva, Maria Gabriela Alves da
Keywords: Incontinência urinária
ILPI
Qualidade de vida
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: SILVA, Maria Gabriela Alves da. Atenção ao paciente idoso com incontinência urinária em ILPIS: uma revisão bibliográfica. Orientador: José Carlos de Almeida. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Com o envelhecer rápido da população mundial, previsão de 1,5 bilhão até 2050, a incontinência urinária (IU) tornou-se um tema de pesquisa recorrente devido aos gastos exorbitantes e seu potencial prejuízo à economia e ao sistema de saúde dos países. Todavia, a maioria das pesquisas exclui idosos em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e com demência, o que dificulta entender a interferência dessa doença nesta população. Com isso, os objetivos deste trabalho foram entender os efeitos e as consequências da IU na vida dos idosos institucionalizados em ILPIs e as mudanças necessárias no acolhimento, cuidado, diagnóstico e tratamento da IU no idoso. Através de pesquisa nas bases de dados Pubmed, LILACS e Cochrane Library, em inglês, português e espanhol nos últimos 20 anos. Por meio dessa pesquisa constatou-se a multifatorialidade da IU e suas consequências negativas na vida do idoso (abandono, violência, isolamento social e a polifarmácia) e do seu cuidador. Permitindo a classe médica e aos governos atuarem preventivamente nesse distúrbio, evitando sua concretização e garantindo atendimento de qualidade àqueles que dele necessitem. Com isso, conclui-se, a importância da incontinência urinária dentro da população, não somente na velhice, sendo necessário a realização de mais estudos longitudinais que abarque a linearidade aqui exposta e revejam-se os protocolos de abordagem clínico-laboratorial nessa população incontinente e institucionalizada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1645
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Gabriela Alves da Silva_parcial.pdf99.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.