Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1646
Title: Biomarcadores laboratoriais para diagnóstico precoce de Isquemia Mesentérica Aguda: uma revisão integrativa.
Authors: Petter, Jobe (Orientador)
Laranja, Mariana Menezes
Santos, Warllson Jesus dos
Keywords: Isquemia mesentérica aguda
Biomarcadores
Angiografia
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: LARANJA, Mariana Menezes; SANTOS, Warllson Jesus dos. Biomarcadores laboratoriais para diagnóstico precoce de Isquemia Mesentérica Aguda: uma revisão integrativa. Orientador: Jobe Petter. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Apesar dos avanços nas técnicas terapêuticas e no diagnóstico com a Tomografia Computadorizada e a Angiografia, a Isquemia Mesentérica Aguda (IMA) continua sendo uma doença de difícil suspeição e de diagnóstico tardio, cursando com graves complicações e elevada mortalidade (60-80%). Considerando que o prognóstico está diretamente relacionado com a precocidade do diagnóstico na IMA, o que pode ser feito para acelerar esse diagnóstico visando a instituição precoce do tratamento adequado? O diagnóstico de IMA é um esforço cooperativo dos cirurgiões do departamento de emergência, cirurgiões gastrointestinais e vasculares e radiologistas. O objetivo desta revisão integrativa é analisar as evidências sobre a viabilidade e eficácia dos biomarcadores laboratoriais como auxílio no diagnóstico precoce da IMA, visando detectá-la rapidamente enquanto a lesão ainda é reversível, antes de evoluir para necrose transmural.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1646
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Menezes Laranja_Warllson Jesus dos Santos.pdf482.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.