Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1652
Title: As características da dor torácica típica e atípica relacionadas ao diagnóstico de alto e baixo risco no departamento de emergência: uma revisão integrativa
Authors: Santos, Jule Rouse de Oliveira Gonçalves (Orientador)
Lima, Thais Querino de
Keywords: Dor torácica
Medicina de emergência
Fatores de risco
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: LIMA, Thais Querino de. As características da dor torácica típica e atípica relacionadas ao diagnóstico de alto e baixo risco no departamento de emergência: uma revisão integrativa. Orientador: Jule Rouse de Oliveira Gonçalves Santos. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: OBJETIVOS: O estudo busca analisar as evidências disponíveis na literatura em relação às características da dor torácica, sua classificação em alto ou baixo risco e a probabilidade de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) no departamento de emergência e os riscos de eventos aversos diante dos escores de classificação de risco disponíveis atualmente. MÉTODO: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados BVS e PubMed. A estratégia utilizou como termos de busca “chest”, “pain”, “emergency” e “department”. Foram incluídos artigos publicados de 2016 a 2021, em inglês e português. RESULTADOS: os estudos de que dispomos para a evidência da temática apresentam a importância de correlacionar os achados clínicos com os escores de estratificação de risco para a dor torácica e suas apresentações no departamento de emergência, visto que as características do quadro contam com inúmeras variáveis influenciadas pelas experiências pessoais de cada indivíduo. Entre os escores HEART, TIMI, GRACE e EDACS, o escore HEART demonstrou superioridade no desempenho, com menores taxas de eventos cardíacos adversos em pacientes classificados como baixo risco. CONCLUSÃO: Apenas a apresentação típica e atípica da dor torácica não deve ser suficiente para a alta do paciente, sendo necessário avaliação holística, com uso de recursos simples, que, em geral, estão disponíveis e auxiliam na predição dos eventos adversos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1652
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais Querino de Lima_parcial.pdf100.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.