Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1658
Title: Estudo dos efeitos das adições de minerais pozolânicos no concreto.
Authors: Moreira, Christian (Orientador)
Spósito, Heberth Rodrigues
Macêdo, Murilo Henrique De
Keywords: Cana-de-açucar
Cimento
Pozolana
Issue Date: 12-Jul-2022
Citation: SPÓSITO, Heberth Rodrigues; MACÊDO, Murilo Henrique De. Estudo dos efeitos das adições de minerais pozolânicos no concreto. Orientador: Christian Moreira. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Nos últimos anos, as novas tecnologias em materiais da construção civil tem favorecido um melhor desempenho financeiro e físico dos insumos empregados no sistema construtivo convencional (alvenaria). O Brasil, sendo um dos principais produtores sucroalcooleiros do mundo, possui uma grande quantidade de indústrias produtoras de cana-de-açúcar acarretando uma enorme geração de resíduos de bagaço de cana. Devido a presença de silício nas cinzas dos bagaços da cana foi possível melhorar prioridades físicas e mecânicas nos agregados cimentícios adicionando o agregado na produção do cimento. Com essa adição, é possível melhorar a eficiência tanto no processo de produção como no produto final para atender os requisitos de integridade dos materiais. Com o processo de carbonatação, as cinzas são ativadas quimicamente proporcionando uma substituição de compósitos convencionais da produção cimentícia. Atualmente, o método de Calorimetria Isométrica é o mais utilizado para calcinar os resíduos da cana, proporcionando as melhorias das características esperadas. Dessa forma, com esse trabalho espera-se conseguir efetuar estudos e processos experimentais para obter dados coerentes de acordo com a método existente afim de testar sua eficiência real.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1658
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Heberth Rodrigues Spósito_ Murilo Henrique De Macedo_parcial.pdf241.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.