Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/170
Title: Exenteração transpalpebral em suíno: relato de caso
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Marinho, Derik Willian Fernandes
Keywords: Enucleação trabspalpebral
Glândula de Harder
Cirurgia - animal
Animais - tratamento
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: MARINHO, Derik Willian Fernandes. DExenteração transpalpebral em suíno: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As cirurgias oftálmicas em animais de produção estão quase sempre relacionadas ao valor econômico do animal. A maioria dos procedimentos cirúrgicos são para intervenção em órbita, pálpebras, membrana nictitante, sistema nasolacrimal e conjuntiva. Entre as cirurgias oftálmicas, destaca-se a enucleação, exenteração e evisceração. A exenteração visa a remoção de globo, conteúdo orbitário e pálpebras. O sistema visual dos vertebrados é bastante complexos, composto pelas túnicas fibrosa, vascular e nervosa. Além destas, existem os anexos oculares que são glândulas acessórias, pálpebras, cílios, conjuntiba, aparelho lacriamal e músculos extraoculares. Em suínos, roedores de laboratórios e ruminantres, existe uma particularidade anatômica, que é a presença de uma glândula sudorípara modificada denominada glândula de Harder que é responsável pela produção de secreções lipídicas que participa da composição do filem lacrimal. No dia 12 de março de 2018, foi encaminhado a um serviço veterinário no Distrito Federal um suíno da raça Piau, que após ser encontrado em sua baia com sinais de briga apresentou úlcera de córnea no olho esquerdo. Após ser instituído um tratamento clínico terapêutico o animal não apresentou melhora e foi submetido a um procedimento de anucleção transpalpebral. Ao cabo de dois dias o animal apresentava cicatrização parcial e a presença de uma secreção translúcida, advinda da glândula de Harder. Em outro serviço veterinário, o animal foi submentido ao procedimento de exenteração transpalpebral. Após 30 dias da técnica de exenteração transpalpebral o animal apresentava cicatrização total da ferida cirúrgica e ausência da secreção originária da glândula de Harder. Deve-se levar em consideração a existência dessa particularidade anatômica, visto que a presença do globo ocular a produção de lágrima não é mais necessária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/170
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Derik_Marinho_0001282.pdf495.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.