Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/171
Title: Efeito do extrato do eucalyptus globulus em fêmeas ingurgitadas de rhipicephalus sanguineus.
Authors: Mota, Alberto Andrade Reis (Orientador)
Jaime, Elisângela Morais
Keywords: Rhipicephalus sanguineus
Controle de carrapatos - eucalipto
Fitoterapia - cães
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: JAIME, Elisângela Morais. Efeito do extrato do eucalyptus globulus em fêmeas ingurgitadas de rhipicephalus sanguineus. Orientador: Alberto Andrade Reis Mota. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Nos últimos anos os pets têm conquistado um espaço cada vez mais próximo aos humanos e a preocupação com a saúde e bem-estar tem crescido muito. O Rhipicephalus sanguineus conhecido como carrapato do cão, pode parasitar o homem devido à estreita ligação sendo o principal transmissor de doenças como Erliquiose, babesiose e algumas zoonoses como a febre maculosa. Diversos óleos essenciais apresentam propriedades acaricidas, sendo já comprovado a ação doo óleo essencial do Eucalyptus Globulus em carrapatos do tipo Boophilus microplus. Neste trabalho é testado o efeito acaricida (taxa de oviposição e de eclosão) deste óleo em fêmeas ingurgitadas de Rhipicephalus sanguineus. Foram estudadas diferentes faixas de concentrações, de 0,30% a 30% e condições variadas de solventes: solução aquosa, hidroetanólica e contendo o tensoativo dodecilsulfato de sódio. Concluiu-se que em baixas concentrações de óleo seu efeito acaricida se torna bastante reduzido, não sendo eficaz para o combate a estes carrapatos, o contrário já foi observado para concentrações acima de 10%. Além disso também foi observado no trabalho que nas concentrações mais altas a variação dos constituintes do solvente pode alterar a capacidade acaricida do óleo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/171
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisangela_Jaime_0001502.pdf628.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.