Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1774
Title: Estudo de viabilidade técnica e econômica de implementação de painéis fotovoltaicos em condomínios multifamiliar.
Authors: Moreira, Christian (Orientador)
Gomes, Matheus de Carvalho
Lopes, Leandro Sales
Keywords: Fontes de energia
Energia fotovoltaica
Economia de energia
Issue Date: 11-Aug-2022
Citation: GOMES, Matheus de Carvalho; LOPES, Leandro Sales. Estudo de viabilidade técnica e econômica de implementação de painéis fotovoltaicos em condomínios multifamiliar. Orientador: Christian Moreira. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica para um condomínio de edifício residencial em Santa Maria, Distrito Federal, a partir dos pontos de vista técnico e econômico, de forma a descobrir se é interessante para a administração do condomínio, juntamente com os proprietários, fazer este investimento visando reduzir o valor da tarifa de energia das áreas de uso comum paga mensalmente. O estudo se inicia a partir da introdução de conceitos básicos sobre a geração fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos e os elementos que fazem parte da sua composição como módulo fotovoltaico, inversor, normas de regulamentação da geração distribuída no Brasil e conceitos de economia e análise de investimentos. Analisa-se, então, o histórico de consumo da unidade consumidora para tem o conhecimento da demanda, em seguida, é feita uma avaliação técnica dos locais disponíveis para a instalação dos módulos fotovoltaicos, posteriormente, é realizado o levantamento dos dados locais relacionados a irradiação solar do local, que é o principal fator para a implantação do projeto. Em seguida, são escolhidos os modelos dos equipamentos comerciais que irão compor o sistema, resultando em 176 módulos solares Jinko 455 W, um inversor Growatt 60kw, para abrigar o sistema é necessária uma área mínima de 440m2. portanto, para a análise econômico-financeira do sistema foi realizado um orçamento com uma empresa especializada em energia fotovoltaica, chegando ao valor presente líquido de R$ 392.164,00. O payback descontado de 4 anos. Ao final deste trabalho, os resultados indicam que o sistema é viável da ponte de vista técnico quanto economicamente, apresentando uma economia média anual de aproximadamente R$ 123.111,00 após a quitação do financiamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1774
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus de Carvalho Gomes_Leandro Sales Lopes_parcial.pdf106.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.