Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1775
Title: Comparativo do custo de diferentes processos construtivos aplicados a projetos MCMV/CVA.
Authors: Coutinho, Maycol Pereira (Orientador)
Araújo, Allan Carvalho de
Keywords: Processos construtivos
Orçamento
Minha Casa Minha Vida
Issue Date: 10-Aug-2022
Citation: ARAÚJO, Allan Carvalho de. Comparativo do custo de diferentes processos construtivos aplicados a projetos MCMV/CVA. Orientador: Maycol Pereira Coutinho. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O bom alinhamento entre processos construtivos e domínio orçamental no gerenciamento de uma obra por permitir que se alcance os 3 principais resultados desejados em qualquer empresa voltada para o ramo da construção civil: economia, agilidade e maximização de lucros. Este estudo quantificou e orçou a construção de um projeto modelo, com características aplicáveis ao programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, atual Casa Verde e Amarela, baseado em 3 métodos construtivos diferentes. Sabe-se que na composição de insumos e mesmo de mão de obra, há itens particulares de cada processo construtivo, assim com ha itens em comum. O estudo passou pelas etapas de concepção de projeto arquitetônico, projetos complementares e também o mais importante: a orçamentação sintética de cada método construtivo para cada o projeto modelo escolhido. Desta forma se buscou-se através da comparação entre os orçamentos identificar o processo com o menor custo entre os avaliados, auxiliando e facilitando a decisão de viabilidade econômico-financeira de projetos do tipo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1775
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Allan Carvalho de Araújo.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.