Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1780
Title: Sistema sustentável de aproveitamento de águas pluviais para habilitações unifamiliares: estudo de caso condomínio reserva parque - Valparaíso de Goiás/GO.
Authors: Silva, Aline Carolina da (Orientador)
Rodrigues, Daniel Fernandes
Barreto, Jailton Pereira
Keywords: Águas pluviais
Armazenamento e aproveitamento
Sustentabilidade
Issue Date: 10-Aug-2022
Citation: RODRIGUES, Daniel Fernandes; BARRETO, Jailton Pereira. Sistema sustentável de aproveitamento de águas pluviais para habilitações unifamiliares: estudo de caso condomínio reserva parque - Valparaíso de Goiás/GO. Orientador: Aline Carolina da Silva. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: As questões ambientais são amplamente discutidas, pois o consumo excessivo de recursos naturais causa impacto significativo na sociedade e no planeta, com isso o aproveitamento de águas pluviais torna-se de grande valia. O presente trabalho objetivou propor um sistema sustentável de captação e armazenamento de águas pluviais para uso não potável de um condomínio residencial. Para tanto foi utilizado como metodologia principal o desenvolvimento de estudos de viabilidade, análise de dados de precipitação da região, apresentando sugestões de medidas que visam a diminuição dos aspectos e impactos que levam à escassez da água. Desta maneira buscou-se compreender como o processo de aproveitamento da água por meio da captação de água pluvial pode possibilitar economia da água potável, além de influenciar na vida das pessoas e, consequentemente, no meio ambiente e como sugestão de futuros estudos são indicados avaliar o sistema após a implantação, seus resultados e investimentos necessário para seu funcionamento total, para que isso possa ser verificado com mais precisão considerando sua viabilidade econômica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1780
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Fernandes Rodrigues_ Jailton Pereira Barreto.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.