Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1787
Title: Individualização do sistema de medição do consumo de água em condomínios verticais.
Authors: Torres, Natalia Gonçalves (Orientador)
Júnior Figueiredo, José de Arimatea de
Figueiredo, Pedro Victor Garcia de
Keywords: Individualização
Instalação de hidrômetros
Consumo racional da água
Issue Date: 10-Aug-2022
Citation: JÚNIOR FIGUEIREDO, José de Arimatea de.; FIGUEIREDO, Pedro Victor Garcia de. Individualização do sistema de medição do consumo de água em condomínios verticais. Orientador: Natália Gonçalves Torres. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O sistema de individualização de hidrômetros permite o gerenciamento do consumo de água, contribuindo para redução e desperdício desse insumo e, consequentemente, uma cobrança justa pela quantidade gasta por cada unidade residencial/comercial, na qual será cobrado apenas o quantitativo consumido por unidade. Este sistema consiste na instalação de um hidrômetro de água fria para cada unidade. Com isso é possível chegar a uma variável real de consumo por unidade, ainda é possível conseguir um valor expressivo de redução nas contas de água, na inadimplência, no desperdício, mais rapidamente encontrado vazamentos, e outros. A medição individualizada de água nos edifícios residenciais é uma das alternativas para amenizar os danos ambientais causados pelo homem, além de levar justiça para os condôminos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1787
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José de Arimatea de Figueiredo Júnior_ Pedro Victor Garcia de Figueiredo.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.