Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1805
Title: Potros provenientes de éguas positivas para anemia infecciosa equina (Seagri-DF): estudo de casos.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Paulo, Amanda Rodrigues de
Keywords: AIE
Equinos
Colostro
Issue Date: 15-Jul-2022
Citation: PAULO, Amanda Rodrigues de. Potros provenientes de éguas positivas para anemia infecciosa equina (Seagri-DF): estudo de casos. Orientador: Eleonora D’Avila Erbesdobler. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A anemia infecciosa equina (AIE) é causada por um retrovírus e a principal forma de transmissão é por meio da transferência de sangue de animais infectados para animais sadios. Ela infecta irreversivelmente os equinos, caracterizada por períodos febris e anemias, não possui cura, por isso a legislação preconiza a eutanásia dos equinos soropositivos. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar a incidência de AIE em potros nascidos de éguas infectadas e as formas de se evitar a contaminação pós parto. Foi realizada a análise de dados obtidos junto a Secretária de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento rural do Distrito Federal (SEAGRI), de 06 éguas prenhes soropositivas, por meio do exame IDGA, e os potros dela nascidos. Os potros analisados foram amamentados por um período entre 02 e 06 meses, sem apresentar a AIE. Os resultados apontam que éguas prenhes soropositivas são capazes de gerar potros não infectados, e que o potro pode consumir o colostro e passar pelo desmame tardio sem serem contaminados pela AIE.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1805
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Rodrigues de Paulo.pdf348.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.