Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1819
Title: Carcinoma mucinoso em cadela: relato de caso.
Authors: Melo, Fernanda Barros de Oliveira (Orientador)
Costa, Isabella de Lourdes Cardoso
Keywords: Neoplasia mamária
Histopatológico
Mucina
Issue Date: 18-Jul-2022
Citation: COSTA, Isabella de Lourdes Cardoso. Carcinoma mucinoso em cadela: relato de caso. Orientador: Fernanda Barros de Oliveira Melo. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: As neoplasias mamárias são consideradas um das mais comuns entre as fêmeas se tornando cada vez mais frequente na clínica veterinária, fêmeas inteiras ou que passaram pelo processo de ovário- histerectomia tardia são as mais acometidas. Os fatores que predispõe essa doença também estão relacionados com a idade, obesidade, genética, uso excessivo de medicamentos hormonais, sendo que a castração precoce é o melhor prognóstico prevenindo outras doenças como a pseudociese. Os carcinomas mucinosos é um tipo incomum de raridade na veterinária, é caracterizado pelo acúmulo de mucina na parte do lúmen ductal, e quando ocorre um extravasamento de mucina ele se torna um carcinoma mucinoso invasivo ocorrendo difusão do material. Essa neoplasia é considerada de alto índice de metástase, onde o estadiamento pode ser realizado através de exames de imagem e laboratoriais. Para diagnosticar é necessário realizar a biópsia e histopatológica onde vai ser analisado o tipo de célula neoplásica e o seu grau, para o tratamento é recomendado a mastectomia radical unilateral ou bilateral, e o paciente deve ser acompanhado pelo oncologista.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1819
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabella de Lourdes Cardoso Costa.pdf850.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.