Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1828
Title: Sistema de recirculação de água para piscicultura urbana (Tilápia do Nilo).
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Daniel, Lucas Ávila Rezende
Keywords: RAS
Decantadores
Qualidade da água.
Issue Date: 18-Jul-2022
Citation: DANIEL, Lucas Ávila Rezende. Sistema de recirculação de água para piscicultura urbana (Tilápia do Nilo). Orientador: Eleonora D'Avila Erbesdobler. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A pscicultura é a prática que consiste na criação de peixes em um ambiente controlado, podendo ser de finalidade comercial, para consumo ou até mesmo por hobby. Uma das formas a se praticar a piscicultura é através do Sistema de recirculação de água (RAS), que consiste na reutilização da mesma água no sistema, onde o mesmo irá tratar e manter a água nos parâmetros desejdos. Para isso o sistema precisará de decantadores, fltros mecânicos e biológicos para que haja a decantação e frltragem de residos sólidos, assim como também a ação de bactérias heterotróficas presentes no filtro biológico que irão manter os parâmetros da água (amônia, nitrito, etc) desejáveis e não tóxicos aos peixes. Este trabalho teve como objetivo demonstrar a eficácia do RAS com inclusão da Tilápia do Nilo. Apresentando através de resultados comparativos, ótima opção de produção, com uma melhor oferta de qualidade de água, consequentemente melhor ganho peso, crescimento e menor porcentagem de mortalidades e patogenias nos peixes. Assim como a possibilidade de obtenção da prática de criação de peixes em pequenos locais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1828
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Ávila Rezende Daniel.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.