Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1841
Title: Cryptosporidium em Gecko leopardo: primeiro relato no Brasil.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Lima, Amanda de Oliveira
Keywords: Eublepharis macularius
Cryptosporidium
Doença diarreica fatal
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: LIMA, Amanda de Oliveira. Cryptosporidium em Gecko leopardo: primeiro relato no Brasil. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A escolha pelos animais ditos “não convencionais” cresceu bastante nos últimos tempos e os répteis têm ganhado popularidade como animais de estimação. O Gecko leopardo (Eublepharis macularius) tem sido muito procurado para criação em cativeiro, sendo atualmente um dos lagartos mais adotados em todo o mundo. Entretanto, a maioria dos répteis em cativeiro são adquiridos de forma ilegal, sem informações relacionadas ao manejo o que gera o desencadeamento de doenças, como a criptosporidiose. Os cryptosporidium são protozoários coccídios intracelulares obrigatórios que se reproduzem em células epiteliais do intestino delgado de um hospedeiro por via fecal-oral (RYAN, 2015), sendo que a contaminação em Eublepharis macularius pode causar doença diarreica fatal. Neste estudo, relatou-se o primeiro caso, no Brasil, de um espécime de Gecko leopardo (Eublepharis macularius) extremamente debilitado, que veio a óbito e foi encaminhado para exame cadavérico no laboratório de patologia da Unb, com suspeita de cryptosporidium. A partir dos resultados obtidos no laudo de necropsia, a causa mortis do animal ocorreu por parasitismo por cryptosporidium sp.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1841
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda de Oliveira Lima.pdf542.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.