Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/185
Title: Caracterização sociocultural e zootécnica da pecuária de corte do município de Riachinho-MG.
Authors: Morata, Reinaldo Lopes (Orientador)
Menezes, Mateus Palma de
Keywords: Bovinocultura de corte
Sistema de produção - animal
zootécnica - pecuária
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: MENEZES, Mateus Palma de. Caracterização sociocultural e zootécnica da pecuária de corte do município de Riachinho-MG. Orientador: Reinaldo Lopes Morata. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A pecuária se consolidou a partir do momento que o pecuarista passou a ver a propriedade como uma empresa, e começou a investir na nutrição, reprodução e sanidade dos animais, e principalmente na gestão do seu negócio. O Brasil é detentor do maior rebanho mundial, ultrapassando os 214 milhões de cabeças, em 2018 exportou 2,2 milhões de toneladas de carne. Objetivou-se com este trabalho caracterizar o perfil socioeconômico do pecuarista e zootécnico da pecuária de corte do município de Riachinho – MG. Para isto, foi elaborado um questionário estruturado com 98 perguntas, entre abertas e fechadas. Foram visitadas 41 propriedades rurais para coletar os dados junto aos pecuaristas. Os dados coletados foram tabulados utilizando o software Microsoft Excel for Windows e os resultados foram sistematizados em gráficos e tabelas. A pecuária de corte do município de Riachinho, MG pode ser considerado de predomínio de pequenas propriedades (71 a 280 ha), onde 53,66% dos pecuaristas exercem uma pecuária mista (corte e leite), e com baixo uso de tecnologia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/185
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus_Menezes_0002180.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.