Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1876
Title: Dor e disfunções posturais recorrentes em cirurgiões-dentistas relacionadas ao trabalho.
Authors: Felix, Katiane Duarte (Orientador)
Paz, Ana Karine das Neves
Feitosa, Isadora Maria Gomes
Keywords: Odontólogos
Transtornos traumáticos cumulativos
Postura
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: PAZ, Ana Karine das Neves; FEITOSA, Isadora Maria Gomes. Dor e disfunções posturais recorrentes em cirurgiões-dentistas relacionadas ao trabalho. Orientador: Katiane Duarte Félix. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Objetivo: Avaliar a prevalência de dor em cirurgiões dentistas relacionadas ao trabalho e observar as principais disfunções posturais apresentadas por eles. Métodos: Estudo transversal, quantitativo e descritivo, realizado em 2021 com 17 cirurgiões-dentistas que responderam aos questionários durante o período de abril a maio, em suas instituições de trabalho particulares, na cidade do Gama, Brasil. Para coleta utilizou-se questionários contendo variáveis de sexo, idade, tempo de profissão, carga horária semanal e lateralidade. Também se utilizou o Questionário Inventário breve de dor, e um Questionário Instrumento de Avaliação Postural (IAP). Resultados: Dos participantes, 10 (59%) eram mulheres e 7 (41%) eram homens, grande parte era constituída por profissionais recém titulados, 76% exerciam a profissão há menos de 5 anos. Em relação à prevalência da dor, 46% deles apresentavam mais de um local de sinais e sintomas. Sendo a maior parte na região cervical 14% (n=9) e lombar 12% (n=8), observou-se que esses números estão diretamente ligados a 2 postura, 74% (n=12) dos participantes possuíam a cabeça projetada para frente, e na região da coluna 58% (n=9) possuem hipercifose e 26% (n=10) hiperlordose, observou-se também que 35% (n=5) deles possuíam escoliose. Conclusão: Os resultados indicam, ainda, que a maioria dos cirurgiões- dentistas, em virtude do hábito postural inapropriado que não obedecem a critérios ergonômicos e da realização de tarefas inadequadamente prescritas, entre outros fatores, enfrenta condições adversas de trabalho, onde dor e alterações posturais em conjunto com o desconforto estão presentes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1876
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karine das Neves Paz_Isadora Maria Gomes Feitosa.pdf453.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.