Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1878
Title: Flexibilidade da coluna vertebral em graduandos de fisioterapia utilizando o método pilates.
Authors: Felix, Katiane Duarte (Orientador)
Maia, Lucas Soares
Silva, Paulo Henrique Miranda
Keywords: Coluna vertebral
Flexibilidade
Pilates
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: MAIA, Lucas Soares; MIRANDA, Paulo Henrique. Flexibilidade da coluna vertebral em graduandos de fisioterapia utilizando o método pilates. Orientador: Katiane Duarte Felix. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Os movimentos do dia a dia podem causar uma série de descargas de força que pressionam os discos e dão origem a diversas disfunções vertebrais e posturais. O Pilates pode ser uma escolha para indicação de melhora da flexibilidade e redução de dor. Objetivos: Observar o ganho de flexibilidade da coluna vertebral utilizando o método pilates. Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal e descritivo, intervencional. Foram incluídos graduandos de fisioterapia dos últimos 2 anos de faculdade, com idade entre 20 a 40 anos, de ambos os sexos, que nunca praticaram método Pilates e que não possuem histórico de doença ortopédica, reumatológica ou neurológica, foram excluídos graduandos com quadro de hipermobilidade, quando um bloqueio ósseo limita a mobilidade articular, fraturas recentes e evidências de doenças ortopédicas. Fizeram parte do estudo 10 estudantes de fisioterapia, que realizaram 10 sessões de Pilates, e avaliados inicialmente com a escala de dor (Escala Visual Analógica-EVA), com o Teste de Flexibilidade adaptado de sentar e alcançar para avaliar a flexibilidade da coluna vertebral e um questionário sócio demográfico para caracterização da amostra. Resultados: Os resultados mostram um acréscimo médio de 12,8% após 10 sessões, comprovando a efetividade do método Pilates na flexibilidade da coluna vertebral, resultando em qualidade de vida para os alunos. Conclusão: o método Pilates promove a melhora significativa da flexibilidade da coluna vertebral, embora o estudo tenha demonstrado uma melhora significativa é necessária a realização de mais sessões para obter melhores resultados com o método Pilates.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 202
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1878
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Soares Maia _Paulo Henrique Miranda Silva.pdf973.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.