Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1895
Title: Automedicação no Brasil: os riscos na gravidez.
Authors: Silva, Juliana Bicalho Machado Assunção da (Orientador)
Teixeira, Karulina Cândido
Keywords: Automedicação
Brasil
Gravidez
Issue Date: 22-Jul-2022
Citation: TEIXEIRA, Karulina Cândido. Automedicação no Brasil: os riscos na gravidez. Orientador: Juliana Bicalho Machado Assunção da Silva. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A automedicação durante a gravidez é uma prática comum no Brasil, atitude que pode causar danos à formação do feto, ao aborto e até à saúde da própria mãe. Medicar-se por conta própria é uma ação decorrente da falta de intervenção da saúde pública em buscar promover o uso racional de medicamentos pelas gestantes brasileiras. Além da falta da estrutura no sistema público de saúde, há outros fatores que influenciam a automedicação, entre eles a dificuldade da gestante em marcar e ter atendimento no pré-natal, os baixos níveis educacionais e econômicos e a ocorrência de doenças recorrentes, a influência da mídia na divulgação medicamentosa e a facilidade em adquirir fármaco de venda livre. O objetivo desse estudo é evidenciar os fatores que levam a gestante brasileira à prática da automedicação. A metodologia utilizada à revisão de literatura científica de cunho qualitativo. Foram observados que a automedicação esta atrelada a vários fatores, entre eles os socais e econômicos, bem como os relacionados à falta de estrutura do sistema de saúde brasileiro. Conclui-se assim que é necessário haver mais divulgação de informações sobre os riscos da automedicação na gestação e mais investimento no atendimento do pré-natal às grávidas no Brasil, além da percepção da importância que a atuação do farmacêutico tem nesse contexto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1895
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karulina Cândido Teixeira_parcial.pdf338.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.