Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1903
Title: Controle de qualidade de amostras comerciais de garrafadas de uma região administrativa do Distrito Federal.
Authors: Nascimento, Gyzelle Pereira Vilhena do (Orientador)
Bidú, Sândila Melo Menezes
Keywords: Controle de qualidade
Garrafada
Plantas medicinais
Issue Date: 25-Jul-2022
Citation: BIDÚ, Sândila Melo Menezes. Controle de qualidade de amostras comerciais de garrafadas de uma região administrativa do Distrito Federal. Orientador: Gyzelle Pereira Vilhena do Nascimento. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Na prática da medicina popular, há ampla utilização das famosas “garrafadas”, produtos artesanais destinados ao tratamento ou prevenção de doenças. Dessa forma, o objetivo desse artigo é realizar o controle de qualidade físico-químico e microbiológico, determinantes da qualidade de amostras de garrafadas de uma região administrativa do Distrito Federal. Foram adquiridas 3 amostras, que foram analisadas em triplicatas, pelo método de diluição com semeadura em superfície em meios de cultura adequados tanto para bactérias quanto para fungos leveduriformes, foram também realizados testes físico-químicos com verificação de pH, turbidez, colorimetria e da rotulagem conforme as regulamentações da ANVISA. Observou-se nos resultados que houve crescimento de bactérias e fungos, houve uma discrepância entre os resultados de pH e tubidez entre as amostras e diversas inconformidades nas rotulagens do produto em questão. Assim, conclui-se que contaminação microbiana pode levar ao comprometimento do desempenho do produto, rotulagem ineficiente, os dados obtidos neste trabalho demonstraram que a qualidade destas matérias primas deve ser melhorada e, portanto, torna-se essencial a implementação de técnicas quantitativas no controle de qualidade físico-químico e microbiológicas. Sugere-se novos estudos para identificação microbiana.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1903
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sândila Melo Menezes Bidú.pdf484.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.