Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1905
Title: Descarte inadequado de medicamento: efeitos socioambientais.
Authors: Silva, Juliana Bicalho Machado Assunção da (Orientador)
Gomes, Tatiani Soares de Jesus
Keywords: Descarte
Inadequado
Impacto ambiental
Issue Date: 25-Jul-2022
Citation: GOMES, Tatiani Soares de Jesus. Descarte inadequado de medicamento: efeitos socioambientais. Orientador: Juliana Bicalho Machado Assunção da Silva. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Os medicamentos são materiais desenvolvidos e fabricados com a finalidade de tratamento e cura de diversas patologias, o que possibilita uma melhor qualidade de vida e assistência à saúde para humanidade. Os estoques caseiros conhecidos também como “farmacinhas caseira” são resultado de uma rede de fatores, muitas vezes pela automedicação, sobra de tratamentos anteriores, distribuição de amostras grátis e fácil acesso aos fármacos. O descarte incorreto de medicamentos traz riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. Este trabalho tem como objetivo analisar as consequências do descarte inapropriado de medicamentos pelas residências brasileiras, e os fatores que levam ao seu descarte inadequado. Este estudo trata-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa, a qual é feita a abordagem de tema abrangente, a busca de artigos foi realizada por meio da plataforma de dados: Scientific Electronic Library Online (Sielo), de idioma português no período de (2010-2020). Conclui-se que os estudos analisados demonstram que o estoque de medicamentos no domicílio é uma prática comum nas residências brasileiras e que a maior parte da população desconhece a forma adequada do descarte e os impactos que os mesmos podem causar ao meio ambiente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1905
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiani Soares de Jesus Gomes_parcial.pdf93.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.