Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1910
Title: Laserterapia na prevenção de mucosite oral: conforto para pacientes submetidos à oncoterapia: revisão de literatura.
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Silva, Evellyn Meneses
Keywords: Mucosite oral
Terapia a laser de baixa intensidade
Quimioterapia
Issue Date: 26-Jul-2022
Citation: SILVA, Evellyn Meneses. Laserterapia na prevenção de mucosite oral: conforto para pacientes submetidos à oncoterapia: revisão de literatura. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A mucosite oral (MO) é uma condição patológica dolorosa decorrente de tratamentos antineoplásicos, que afeta a mucosa bucal e causa desconforto ao paciente. O objetivo desta revisão de literatura foi demonstrar a eficácia da utilização do laser de baixa intensidade para a prevenção e melhora da condição do paciente oncológico. Foi feita uma pesquisa nas plataformas PubMed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde a qual empregou-se as palavras-chaves “mucosite” e “laserterapia”, e buscou-se publicações que compreendessem o período entre 2011 e 2021. Inferiu-se que a terapia com o laser de baixa intensidade para a mucosite oral apresenta resultados significativos através de sua atuação biológica que abrange diferentes estágios, desde as fases iniciais à resolução da lesão. Dessa forma, possibilita melhor qualidade de vida ao paciente por propiciar alívio da sintomatologia dolorosa, evitar o comprometimento nutricional e infecções locais e/ou sistêmicas, obstar interrupções no tratamento oncológico, e promover a integridade dos tecidos bucais o que beneficia concomitantemente o prognóstico do paciente oncológico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1910
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evellyn Meneses Silva.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.