Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1927
Title: Importância da promoção da saúde bucal em ambiente escolar: revisão de literatura.
Authors: Freire, Mirna de Souza (Orientador)
Batista, Michel Coelho
Keywords: Educação odontológica
Saúde bucal nas escolas
Odontologia no ambiente escolar
Issue Date: 27-Jul-2022
Citation: BATISTA, Michel Coelho. Importância da promoção da saúde bucal em ambiente escolar: revisão de literatura. Orientador: Mirna de Souza Freire. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este trabalho buscou apresentar o contexto e a importância da saúde bucal nas escolas brasileiras. Os espaços escolares abrigam crianças e jovens em um período significativo de suas vidas, e faz-se necessário promover a educação e a saúde dentro destes ambientes. Como objetivo, este estudo buscou avaliar a educação bucal escolar no Brasil e analisar a importância do seu desenvolvimento para as crianças. Como problemática de pesquisa, buscou-se responder ao seguinte questionamento: como a educação odontológica pode contribuir para a qualidade de vida de escolares no Brasil? Trata-se de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de material já publicado em bases de dados da web, com método descritivo e natureza qualitativa. Ao todo, foram utilizados 17 artigos para compor esta revisão. Verificou-se que os problemas de ordem odontológica podem prejudicar psicológica e cognitivamente a qualidade de vida das crianças e atrapalha-las em seu desenvolvimento escolar. Observou-se também que há correlação entre o ambiente e o contexto social demográfico e a incidência de desordens odontológicas, especialmente quanto à cárie dentária. Concluiu-se que há uma necessidade de se orientar e ensinar as crianças sobre cuidados bucais e que também é essencial a presença de profissionais de odontologia nas escolas brasileiras, a fim de promover a saúde oral destes indivíduos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1927
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michel Coelho Batista.pdf160.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.