Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1955
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chagas, Edilson Enedino das (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Conceição, Amanda Barros da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T17:02:51Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T17:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Amanda Barros da. Políticas públicas educacionais: um mecanismo de ressocialização do sistema prisional no Distrito Federal. Orientador: Edilson Enedino das Chagas. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1955 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | De acordo com os termos da Constituição Federal, a educação é um direito fundamental de natureza social. Consoante a Carta Magna, a Lei de Execução Penal, n° 7.210/84 dispõe sobre esse direito e origina em seu texto toda a sistemática da execução penal. A LEP traz direitos e deveres inerentes a pessoa que se encontra privada de liberdade e mecanismos assistenciais que busca zelar pela dignidade humana. A referida lei tem como principal finalidade ressocializar o futuro egresso. Nesse sentido, a presente pesquisa reconheceu a necessidade da implementação da educação como uma das principais formas de atingir a finalidade ressocializadora da execução penal. Mas, apesar deste fim está explícito nos dispositivos legais e merecer prioridade, a educação no sistema prisional brasileiro ainda está longe de ser realizada efetivamente alcançando toda a população carcerária. O Estado deve proporcionar políticas sociais voltadas a educação, pois este é um elemento indispensável na formação do indivíduo. No entanto, percebe-se a inércia do poder público quanto ao assunto. Por mais que existam diversos dispositivos legais tratando da questão, se não há políticas eficazes e suficientes, não há como recuperar essas pessoas. Esse entendimento foi possível através de pesquisas bibliográficas com viés criminológicos, análise da legislação vigente, de sites governamentais, e recortes de dados voltados a analisar principalmente as políticas públicas educacionais no sistema penitenciário do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.subject | Execução penal | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas educacionais: um mecanismo de ressocialização do sistema prisional no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amanda Barros da Conceição_parcial.pdf | 151.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.