Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1956
Title: Os direitos humanos e as garantias fundamentais das pessoas com deficiência no sistema carcerário brasileiro e suas maiores dificuldades.
Authors: Nascimento, Risoleide de Souza (Orientador)
Silva, Ângela Maria
Keywords: Direito humano
Acessibilidade
Pessoa deficiente
Issue Date: 28-Jul-2022
Citation: SILVA, Ângela Maria da. Os direitos humanos e as garantias fundamentais das pessoas com deficiência no sistema carcerário brasileiro e suas maiores dificuldades. Orientador: Risoleide dos Santos Nascimento. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este artigo acadêmico tem como objetivo analisar um tema pouco discutido, mas de grande relevância, pois procura verificar se os direitos humanos e as garantias fundamentais das pessoas com deficiência, no sistema cárcere brasileiro, estão sendo respeitados. A temática aborda os aspectos ligados à acessibilidade das pessoas com deficiência nos estabelecimentos penitenciários, data vênia, sem nenhuma pretensão de querer esgotar o assunto, todavia, procurando aguçar a um novo despertar de atenção e fomentar uma reflexão sobre o cumprimento ou não dos Direitos Humanos e Garantias Fundamentais das pessoas com deficiência, nos sistemas carcerários brasileiros no âmbito da execução penal. Procurou-se visualizar quais são as ações que o Estado, no uso de suas atribuições, toma, sob a forma de políticas públicas, para amenizar a falta de acesso de mobilidade nos presídios brasileiros. O artigo pretende estimar a quantidade e localização das pessoas com deficiência, no cumprimento de sua pena privativa de liberdade, suas garantias e benefícios e identificar quais são as suas maiores dificuldades para poder pagar sua pena, diante do ius puniendi do Estado. Pretende, ainda, trazer alguns exemplos sobre a realidade vivenciada pelos presos com deficiência. Os dados, coletados por meio de pesquisas em órgãos do senso prisional, mostram que a situação atual das prisões referente ao acesso à mobilidade para as pessoas com deficiência tem demonstrado fragilidades, muitas vezes pela existência de pequeno contingente dessas pessoas, mas, principalmente, pela falta de conhecimento referente a necessidade específica de cada deficiência. Além disso, predomina-se, nesses espaços, uma visão esquecida do Direitos Humanos e suas Garantias Fundamentais das pessoas com deficiência, isolada das demais políticas setoriais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1956
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela Maria da Silva_parcial.pdf138.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.