Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1970
Title: Lúpus eritematoso discoide em cão: relato de caso.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Bezerra, João Victor Lima
Keywords: Lúpus eritematoso
Tratamento
Etiologia
Issue Date: 18-Aug-2022
Citation: BEZERRA, João Victor Lima. Lúpus eritematoso discoide em cão: relato de caso. Orientador: Eleonora D’Avila Erbesdobler. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: O Lúpus Eritematoso é uma doença autoimune com etiologia não bem elucidada, mas que por algum motivo ocorre deposição de células de defesa nas próprias células do animal, um fator que causa piora nas lesões é a exposição a luz solar, Lúpus Eritematoso se divide em dois tipos, o Lúpus Eritematoso Discoide (LED) e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso realizado em um hospital veterinário no Distrito Federal de um cão que apresentava Lúpus Eritematoso Discoide. O cão apresentou lesões na região nasal, e já havia sido atendido em outro local, mas sem o fechamento do diagnostico. Foi realizado exame histopatológico que foi a chave para o fechamento do diagnostico. Logo após a confirmação do LED a Médica veterinária entrou com o protocolo para o tratamento da doença, realizando o uso de corticoides, antibióticos e o uso de pomadas com protetor solar, e após o período de 15 dias o animal já apresentou melhora considerável e com uma ótima evolução dos sinais clínicos. Os médicos veterinários devem se atentar aos sinais clínicos e realização e interpretação de exames, uma vez que o mais desafiador da doença é a chegada do diagnostico, possuindo várias doenças semelhantes ao Lúpus Eritematoso Discoide, e sem abrir mão do exame mais importante que é o histopatológico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1970
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Victor Lima Bezerra_parcial.pdf323.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.