Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1997
Title: Rastreabilidade como ferramenta do controle de qualidade de pescados no estabelecimento varejista: um relato de caso.
Authors: Souza, Stefânia Márcia de Oliveira (Orientador)
Leite, Amanda Cristina Nunes de Sousa
Keywords: Rastreabilidade
Controle de qualidade
Pescados
Issue Date: 23-Aug-2022
Citation: LEITE, Amanda Cristina Nunes de Sousa. Rastreabilidade como ferramenta do controle de qualidade de pescados no estabelecimento varejista: um relato de caso. Orientador: Stefânia Marcia de Oliveira Souza. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Rastreabilidade é a capacidade de identificar a origem e seguir a movimentação de um produto de origem animal durante as etapas de produção, distribuição e comercialização das matérias-primas, dos ingredientes e dos insumos utilizados em sua fabricação. No Brasil, existem legislações específicas que exigem e norteiam os estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos sobre rastreabilidade e recolhimento de alimentos, como estabelecido pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) no 655 de 24 de março de 2022, Seção II. A qualidade dos produtos da pesca e aquicultura é, em grande parte, determinada pelo grau de frescor e por isso as formas de armazenamento e temperaturas dos produtos devem ser levadas em consideração quando se fala em controle de qualidade dos pescados, permitindo que se tenha uma relação direta com a rastreabilidade visto que a mesma permite identificar a procedência e disponibilizar informações sobre manejo e qualidade dos produtos, tendo como referência registros obtidos em todas as etapas da produção, isto é da água ao prato. Tendo como foco a segurança e o controle de qualidade do pescado, o presente trabalho teve como objetivo relatar o uso da rastreabilidade como ferramenta do controle de qualidade de pescado em estabelecimento varejista no DF.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1997
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Cristina Nunes de Sousa Leite.pdf759.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.