Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2023
Title: Pensamento computacional: uma abordagem explicativa aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Matias, Adriano Nunes
Keywords: Educação
Pensamento computacional
Resolução de problemas e tecnologia
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: MATIAS, Adriano Nunes. Pensamento computacional: uma abordagem explicativa aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I. Orientador: Welton Dias de Lima. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A tecnologia está presente constantemente na vida do aluno, assim o professor deve aproveitar este fator para tornar suas aulas mais significativas e prazerosas inserindo o Pensamento Computacional (PC) no ambiente escolar, utilizando metodologias como o construcionismo. O presente estudo objetivou compreender o PC como um recurso facilitador no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental I. Para alcançar o objetivo, foi realizado uma revisão bibliográfica em trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line. O estudo teve como resultados relatar quais são as metodologias, como utilizá-las e quais são benefícios do uso do PC em sala de aula, os tipos de ferramentas que o educador pode dispor e como aproveitar este material em sala de aula. Assim, foi notado que, além da necessidade que escola tenha uma grande variedade de recursos tecnológicos, a formação do professor sobre esse assunto é fundamental.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano Nunes Matias.pdf645.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.