Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2025
Title: O processo de integração do aluno autista na escola regular: uma análise sobre a inclusão e as práticas pedagógicas.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Silva, Beatriz Carneiro da
Keywords: Inclusão escolar
Autismo
Escola regular
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: SILVA, Beatriz Carneiro da. O processo de integração do aluno autista na escola regular: uma análise sobre a inclusão e as práticas pedagógicas. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente estudo aborda o tema sobre o processo de integração de alunos autistas nas escolas regulares evidenciando a importância da inclusão no contexto da educação básica brasileira, destacando suas possibilidades e desafios. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é enfatizar a necessidade da inclusão eficaz do aluno autista no contexto da escola e da sala de aula afim de construir uma socialização eficiente e de proporcionar oportunidades iguais aos demais alunos. Esse estudo analisa as práticas pedagógicas que são utilizadas nas escolas comunslevantando uma criticidade aos métodos adotados pelos professores e pela equipe escolar para que haja a concretização da inclusão. Essa pesquisa enfatiza que o aluno com Transtorno do Espectro Autista devem receber a educação inclusiva desde o momento da realização da matrícula até seu egresso escolar, de forma que, seu desenvolvimento apresente progresso e ele possa se integrar em todos os âmbitos da sociedade, destacando que, caso isso não ocorra na prática escolar, sucede a exclusão ou segregação desse aluno.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2025
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Carneiro da Silva.pdf745.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.