Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2026
Title: Contribuições da literatura infanto-juvenil para o processo de ensino-aprendizagem.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Pereira, Fabiana Cristina de Oliveira
Keywords: Contribuições
Desafios
Ensino
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: PEREIRA, Fabiana Cristina de Oliveira. Contribuições da literatura infanto-juvenil para o processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O tema desta pesquisa é contribuições da literatura infanto-juvenil no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na coleta e análise de dados de pesquisas anteriores. Investigou-se o seguinte problema: Como a literatura infanto-juvenil contribui para o processo de ensino-aprendizagem? Cogitou-se a hipótese de que a literatura infanto-juvenil é um importante recurso com múltiplas possibilidades de aproveitamento, que pode contribuir para a formação subjetiva da criança, por isso, quando é oportunizada, sua utilização cria uma amplitude e complexidade ao planejamento pedagógico, além de permitir à criança melhor desenvolvimento de suas habilidades e competências de leitura e escrita, que também serão melhoradas e aperfeiçoadas para garantir outras aprendizagens. O objetivo geral é compreender as contribuições da literatura infanto-juvenil no processo de ensino- aprendizagem. Os objetivos específicos são: conhecer a literatura como recurso para formação do educando; explicitar a literatura infanto-juvenil e o processo de ensino-aprendizagem; e discorrer sobre os desafios para implementação da literatura infanto-juvenil. A literatura infanto-juvenil é pouco empregada no ambiente escolar de maneira efetiva, por vezes os educadores não conseguem aproveitar por completo esse recurso e acabam reduzindo-a à uma leitura simples e sem significado para a criança. A literatura quando bem relacionada às práticas utilizadas pelos educadores, como a preparação do ambiente e a utilização de recursos lúdicos, propicia a interação da criança, que se conecta ao seu interesse, promovendo seu desenvolvimento e novas aprendizagens.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2026
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Cristina de Oliveira Pereira.pdf408.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.