Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2028
Title: O papel do pedagogo no acolhimento de bebes em creches.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Sales, Ingridd Albuquerque da Silva
Keywords: Pedagogo
Acolhimento
Creche
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: SALES, Ingridd Albuquerque da Silva. O papel do pedagogo no acolhimento de bebes em creches. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O tema deste capítulo é o papel do pedagogo no acolhimento de bebês em creches. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de quatro meses, baseada em estudos anteriores, considerados os aspectos relevantes sobre as coletas de dados obtidas no após a revisão de literatura levantada pela pesquisadora. Investigou-se o seguinte problema: Qual é o papel do pedagogo no acolhimento de bebês em creches? Cogitou-se a seguinte hipótese, que para a família é importante promover um lugar seguro, que ofereça todo suporte para a criança, uma vez que se sentir segura, acolhida, também auxiliará na adaptação ao novo contexto da creche na sua rotina. O objetivo geral é conhecer o papel do pedagogo na inserção e acolhimento de bebês em creches. Os objetivos específicos são: discorrer sobre a adaptação dos bebês em creches; levantar os aspectos educacionais do cuidado nessa etapa do desenvolvimento da Primeiríssima Infância; conhecer o papel do pedagogo no processo de inserção e acolhida de bebês em creches. Este trabalho é importante para um profissional da educação devido a importância do profissional pedagogo para desenvolver metodologias para estimular o avanço das crianças na creche; para a ciência, é relevante por contribuir pela garantia à Educação Infantil, e ao acesso à educação de todas as crianças de 0 a 6 anos; pois agrega à sociedade o fato de resguardar os direitos das crianças, fundamentando-se na organização da rotina e dos cuidados, ao promover a autonomia da criança, as brincadeiras e descobertas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2028
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ingridd Albuquerque da Silva Sales_parcial.pdf137.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.