Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2032
Title: | Inteligências múltiplas na aprendizagem significativa da educação infantil. |
Authors: | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) Sampaio, Izabela Pereira |
Keywords: | Aprendizagem Desenvolvimento Educação infantil |
Issue Date: | 1-Aug-2022 |
Citation: | SAMPAIO, Izabela Pereira. Inteligências múltiplas na aprendizagem significativa da educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Abstract: | Os princípios legais que reconhecem a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, orientam que a promoção do ensino deve favorecer o desenvolvimento integral da criança, para garantir que o atendimento aconteça de forma plena e conforme as orientações legais. O trabalho teve como objetivo apresentar a Teoria das Inteligências Múltiplas aplicadas a Educação Infantil tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Trata-se de uma revisão da literatura, para realizar o estudo do tema fazendo uso de uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como fontes de pesquisa livros, artigos e estudos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Educação (MEC), além de publicações nas revistas Acadêmica Magistro, Revista Inovação Social e Revista Interfaces Científicas, publicados no período de 2000 a 2022. A presente pesquisa investigou a Teoria das Inteligências Múltiplas como proposta didática para desenvolver métodos de ensino que auxilie o professor e que estimule a criança e considere suas aptidões, seja ela física, cognitiva, intrapessoal ou social, como veículo de aprendizagem e desenvolvimento educacional. A partir das análises realizadas foi possível compreender que o ensino da primeira etapa da educação básica dispõe de propostas didáticas que usam as múltiplas inteligências em seu currículo, que surgiram através das Diretrizes Curriculares Nacionais. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2032 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Izabela Pereira Sampaio_parcial.pdf | 146.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.