Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2038
Title: O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Chagas, Lizandra Barbosa
Keywords: Brincar
Desenvolvimento integral
Educação infantil
Issue Date: 3-Aug-2022
Citation: CHAGAS, Lizandra Barbosa. O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: No ato de brincar as crianças tem a capacidade de ampliar sua imaginação mergulhando em seu universo imaginário, contribuindo para o seu desenvolvimento. Assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, objetivou apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Desse modo, observou-se que ao longo da história da educação infantil as crianças passaram por muitas dificuldades, até que surgissem leis que pudessem assegurar seus direitos e entre eles, o brincar. Verificou-se também que o brincar relaciona-se com o desenvolvimento integral das crianças. Assim, destacou-se as interações e brincadeiras no processo do desenvolvimento pleno da criança, observando-se as brincadeiras de faz de conta e o resgate das brincadeiras populares como uma linguagem de desenvolvimento sociocultural, assim como o jogo infantil sendo indispensável para a vida das crianças. Identificou- se ainda que a imaginação por ser significante para o desenvolvimento mental das crianças, e a capacidade do brinquedo de criar uma zona de desenvolvimento proximal na criança. Por fim, os dados obtidos indicaram a importância do conhecimento acerca do brincar na formação inicial e continuada de professores, em uma visão crítica-reflexiva para o desenvolvimento desses profissionais, essencialmente, das educadoras que atuam na Educação Infantil, destacando que essas qualificações não são apenas baseadas em acúmulos de cursos, mas, em algo inacabado que se constrói e reconstrói constantemente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2038
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lizandra Barbosa Chagas.pdf329.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.