Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2040
Title: Pedagogia não-escolar: a atuação do pedagogo em ambientes militares.
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Santos, Lorenna Isis Nascimento dos
Keywords: Organizações militares
Pedagogia não-escolar
Pedagogo militar
Issue Date: 3-Aug-2022
Citation: SANTOS, Lorenna Isis Nascimento dos. Pedagogia não-escolar: a atuação do pedagogo em ambientes militares. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Esta é uma abordagem sobre a pedagogia não escolar, ressaltando a atuação do pedagogo em ambientes militares, sendo uma temática pouco discutida. A pedagogia abrange diversos espaços pedagógicos, proporcionando que o profissional da área se desenvolva em qualquer recinto que possua uma finalidade educativa e não somente em locais escolares. É de extrema importância entender que a formação acadêmica do pedagogo o qualifica para desenvolver seu papel em qualquer âmbito, já que hoje o mercado de trabalho se tornou amplo, seja em locais governamentais ou privado. Tem-se por objetivo geral relatar a atuação do pedagogo em ambientes militares. A metodologia adotada para este estudo é a revisão de literatura, cujas bases de dados foram: a Biblioteca Virtual do Ministério da Educação (MEC) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram considerados trabalhos entre os anos de 2016 a 2021. Ressalta- se na pesquisa que o pedagogo é devidamente habilitado para atuar em ambientes não-escolares e dentre eles está o ambiente militar. Em meio as múltiplas funções deste profissional, destaca-se o papel de gestor, orientador e coordenador, além disso, é observável sua importância no quartel.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2040
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorenna Isis Nascimento dos Santos_parcial.pdf160.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.