Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2047
Title: O papel do pedagogo frente à inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Nunes, Raimunda de Sousa
Keywords: Autismo
Inclusão
Papel do pedagogo
Issue Date: 3-Aug-2022
Citation: NUNES, Raimunda de Sousa. O papel do pedagogo frente à inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno invisível no indivíduo, sendo manifestado com algumas especificidades, como na linguagem e na interação social. Ocasiona atraso no desenvolvimento infantil, implicando na socialização, comunicação e imaginação, sendo perceptível até os três anos de idade e é mais recorrente em meninos do que em meninas. São notórias algumas características marcantes, como a tendência ao isolamento, a ausência de movimento antecipatório, as dificuldades na comunicação, as alterações na linguagem, com ecolalia e inversão pronominal, outros problemas evidentes são os comportamentais como: atividades e movimentos repetitivos, resistência a mudanças e a limitação de atividade espontânea. Com isso, as práticas educacionais têm tido avanços significativos quando se refere a educação inclusiva, isso através das capacitações dos educadores e pedagogos comprometidos com o processo de inclusão das crianças na Educação Infantil. O presente trabalho teve como objetivo investigar o papel do pedagogo frente à inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Educação Infantil. Realizado a partir de uma revisão de literatura, teve como pergunta problema: Qual o obstáculo encontrado pelos pedagogos para desencadear a inclusão das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)? Constatou-se que o desenvolvimento das crianças apresenta algumas dificuldades na área comportamental, cognitiva, linguagem e comunicação, interação social e coordenação motora. Sendo assim, a criança com TEA, precisa ter os direitos e oportunidades assegurados para acontecer seu processo de ensino e aprendizagem, e jamais deverá ser feita a distinção entre as crianças. O pedagogo tem uma visão bastante diferente e não específica quando se trata dessa problemática, enfrentada diariamente por eles. Foi notório as dificuldades das crianças e pedagogos nesse processo de educação, porém é uma luta e conquistas diárias para melhorar o aprendizado das crianças com autismo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2047
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raimunda de Sousa Nunes_parcial.pdf108.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.