Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2106
Title: Análise da funcionalidade em idosos hipertensos de uma clínica escola no DF.
Authors: Pacheco, Diana Ferreira (Orientador)
Silva, Kamila Vieira
Santos, Erica Lima dos
Keywords: Idoso
Idoso fragilizado
Envelhecimento
Issue Date: 21-Jan-2023
Citation: SANTOS, Erica Lima dos; SILVA, Kamila Vieira. Análise da funcionalidade em idosos hipertensos de uma clínica escola no DF. Orientador: Diana Ferreira Pacheco. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Introdução: Durante o processo de envelhecimento ocorrem um conjunto de fatores que corroboram para a diminuição da funcionalidade e, com o auxílio de testes funcionais, é possível mensurar a capacidade funcional dos idosos. Objetivo: Realizar a análise funcional dos idosos hipertensos de uma clínica escola do DF. Materiais e métodos: O estudo foi realizado por meio de coleta de dados dos prontuários disponíveis na clínica, as amostras foram constituídas por 16 idosos que eram portadores de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), não fumantes e que nunca tinham tido contato com o vírus da COVID-19. Os resultados dos testes funcionais foram coletados para ser realizado a análise. Resultados: Foram incluídos 16 idosos no estudo, onde 56,25% se classificaram como totalmente independentes, segundo a escala de Barthel, 87,5% apresentaram um baixo risco de queda, segundo o TUGT (Timed Up and Go Test) e, em relação ao TC6M (Teste de Caminhada de 6 Minutos), a média da distância percorrida pela população foi de 446,02 metros ±54,93. Conclusão: A alteração dos resultados nos testes funcionais dos idosos evidenciou a redução da funcionalidade, mas ainda assim, a independência é conservada, apesar do processo fisiológico do envelhecimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2106
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erica Lima dos Santos_Kamila Vieira Silva_parcial.pdf247 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.