Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2114
Title: A terapia de restrição e indução ao movimento na recuperação do membro superior de indivíduos pós-avc.
Authors: Ribeiro, Thaís Gontijo (Orientador)
Caneiro, Glauber Rocha Araújo
Nunes, Laureane Matos
Keywords: Acidente vascular cerebral
Extremidade superior
Plasticidade neuronal
Issue Date: 21-Jan-2023
Citation: CARNEIRO, Glauber Rocha Araujo; NUNES, Laureane Matos. A terapia de restrição e indução ao movimento na recuperação do membro superior de indivíduos pós-avc. Orientador: Thaís Gontijo Ribeiro. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Terapia de Restrição e Indução ao Movimento (TRIM) é uma técnica que consiste em incentivar o paciente a utilizar o membro superior parético nas suas atividades de vida diária (AVD), imobilizando o membro não acometido. Objetivo. Avaliar a utilização da TRIM na recuperação do membro superior afetado em pacientes pós-Acidente Vascular Cerebral (AVC). Método. Participaram do estudo pacientes com AVC na fase crônica, hemiparéticos, com mais de 18 anos e foram excluídos pacientes que apresentam outras patologias neurológicas, uso de neurotoxinas e alteração cognitiva que impossibilitasse a realização da técnica. Foram submetidos a duas sessões semanais de 50 minutos da TRIM por um período de 4 semanas. A fisioterapia consistiu na realização de exercícios voltados as AVD e atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Resultados. Foram selecionados e recrutados 15 indivíduos, destes, 8 não finalizaram a intervenção. Na avaliação de recuperação da função motora dos membros superiores, mais da metade dos pacientes apresentaram melhora significativa (p=0,008) na redução do grau de comprometimento motor. Nas atividades espontâneas de vida diária tiveram uma melhora na avaliação quantitativa e qualitativa. A redução do tônus foi percebida apenas em dois pacientes (14%). Conclusão. Os pacientes com AVC que realizaram TRIM apresentaram melhora na recuperação motora e nas atividades espontâneas de vida diária e do movimento do membro superior, na fase crônica. Já a espasticidade não apresentou diminuição significante, o que já era esperado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2114
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glauber Rocha Araujo Carneiro_Laureane Matos Nunes_parcial.pdf355.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.