Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2121
Title: Impacto do tempo de internação, uso de ventilação mecânica e oxigenoterapia no desenvolvimento motor de prematuros.
Authors: Pacheco, Diana Ferreira (Orientador)
Ribeiro, Thaís Gontijo (Coorientador)
Fernandes, Larissa da Silva
Silva, Sulyvan Crispiano
Keywords: UTI neonatal
Ventilação Mecânica
Oxigenoterapia
Issue Date: 23-Jan-2023
Citation: FERNANDES, Larissa da Silva; SILVA, Sulyvan Crispiano da. Impacto do tempo de internação, uso de ventilação mecânica e oxigenoterapia no desenvolvimento motor de prematuros. Orientador: Diana Ferreira Pacheco. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Períodos longos, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de uso de Ventilação Mecânica (VM) e oxigenoterapia por prematuros podem interferir no desenvolvimento neurológico e causar disfunções no desenvolvimento motor. Objetivo: Descrever tempo de internação em UTI, uso da VM e desenvolvimento motor de prematuros. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, realizado numa clínica escola de uma faculdade particular. Os critérios de inclusão foram prematuros com idade corrigida menor de 12 meses, internados em UTI por no mínimo 3 dias. Foram excluídos os prontuários sem resumo de alta da UTI ou quando os responsáveis não conseguiam fornecer informações solicitadas. Os dados coletados foram sexo, idade cronológica e gestacional, APGAR, disfunções, tempo de UTI, VM e oxigenoterapia. O desenvolvimento motor foi observado pela Escala Motora Infantil Alberta (AIMS), sendo classificado de acordo com seus percentis. Resultados: A amostra de 10 prematuros, 60% masculino, idade corrigida média de 4,3±2 meses, 80% nasceram muito pr-e-termo e 40% apresentavam disfunções neurológicas ou respiratórias. A média na UTI foi 52±24,2 dias sendo que todos necessitaram de VNI com duração média de 11,5 dias, enquanto 40% de VM com média de 16,2±7,3 dias. A oxigenoterapia foi usada por 80% com média de 11,5 dias. O escore bruto da AIMS teve média de 12,7±8, sendo 70% com percentis entre 5-25% apontando desenvolvimento motor suspeito. Conclusão: Os prematuros tiveram tempo elevado de: internação na UTI, utilização de VM e oxigenoterapia, assim como apresentaram atraso no desenvolvimento motor.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2121
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa da Silva Fernandes_Sulyvan Crispiano da Silva_parcial.pdf147.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.