Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2127
Title: Análise da funcionalidade de idosos que sofreram quedas nos- últimos 12 meses.
Authors: Feliciano, Gardenia Sampaio de Castro (Orientador)
Pedroso, Maria Rita Ribeiro
Carvalho, Thaises de
Keywords: envelhecimento
queda
funcionalidade
Issue Date: 23-Jan-2023
Citation: PEDROSO, Maria Rita Ribeiro; CARVALHO, Thaises de. Análise da funcionalidade de idosos que sofreram quedas nos-últimos 12 meses. Orientador: Gardenia Sampaio de Castro Feliciano. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O envelhecimento é caracterizado por um conjunto de alterações que acarretam em danos estruturais e funcionais favorecendo dessa forma a ocorrência de quedas e causando perda da independência e da capacidade funcional. Objetivo: Analisar a funcionalidade de idosos que sofreram quedas nos últimos 12 meses. Procedimento metodológico: Trata-se de um estudo transversal de caráter qualitativo, realizado através de análise de 26 prontuários de avaliação geriátrica, por meio da aplicação de testes como o Timed Up and Go (TUG), o Teste de Alcance Funcional (TAF) e o Teste de Sentar e Levantar (TSL). Apresentação e análise de dados: A faixa etária variou entre 60 e 80 anos com média de idade de 70,03 ± 6,83 anos. Dos prontuários analisados 61,53% dos idosos apresentam baixo risco de quedas de acordo com o TUG, 57,68% apresentaram fragilidade e risco de quedas conforme o TAF e 15,38% apresentam desequilíbrio segundo o TSL. Considerações finais: Através deste estudo, observou-se a redução da capacidade funcional de idosos que sofreram quedas nos últimos 12 meses, considerando a associação da ocorrência de quedas com a presença de comorbidades, uso de polimedicamentos e a inatividade física.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2127
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Rita Ribeiro Pedroso_Thaises de Carvalho_parcial.pdf97.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.