Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2158
Title: O direito sucessório de filiação post-mortem: uma abordagem à luz da Constituição Federal.
Authors: Borges, Ivan Cláudio Pereira (Orientador)
Marinho, Stefani Patrício de França
Keywords: Filhos
Igualdade
Inseminação artificial post mortem
Issue Date: 14-Dec-2022
Citation: MARINHO, Stefani Patrício de França. O direito sucessório de filiação post-mortem: uma abordagem à luz da Constituição Federal. Orientador: Ivan Cláudio Pereira Borges. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo científico busca analisar a atual situação jurídica sucessória dos filhos que são concebidos após a morte de seus genitores, tendo em vista que o Código Civil não trouxe previsibilidade específica quanto ao assunto, apesar de a igualdade entre os filhos constituir-se em princípio expressamente previsto na Constituição Federal. Como ponto de partida, será abordada a extensão de sentido dos preceitos constitucionais aos demais ramos do ordenamento jurídico, com vistas a evidenciar a possibilidade de que o princípio constitucional da igualdade entre os filhos solucione a problemática apresentada. Em seguida, será feita a análise da omissão da legislação civil diante do contexto constitucional, com a finalidade de demonstrar a inexistência de empecilhos jurídicos aptos a impedir a correção da desigualdade existente e, após, será evidenciada a necessidade de atualização das disposições que regulam o direito sucessório dos filhos, com a consequente conclusão de que se faz imprescindível a criação de regra específica capaz de igualar o tratamento sucessório que é dado à filiação. Para isso, será utilizada a metodologia crítico-metodológica, por meio de abordagem qualitativa e revisão bibliográfica de doutrina, artigos publicados, legislação e jurisprudências acerca do tema.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2158
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stefani Patrício de França Marinho.pdf232.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.