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dc.contributor.advisorUrzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador)-
dc.contributor.authorParente, Bruno Valentim de Lima-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:07:40Z-
dc.date.available2023-01-31T18:07:40Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationPARENTE, Bruno Valentim de Lima. Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura discorrer algumas questões LGBTQIA+ nas escolas e sobre a importância de formar pedagogos para uma educação em direitos humanos. Como objetivo geral pretende-se compreender a necessidade de formação dos graduandos em pedagogia para desempenhar uma educação na diversidade, pautada nos direitos humanos, contribuindo para o acolhimento educacional de alunos LGBTQIA+. Os objetivos específicos foram divididos em dois: investigar aspectos históricos, conceituais e normativas para uma educação não discriminatória da Educação em Direitos Humanos; e entender a formação específica do pedagogo pautada nos direitos humanos e na diversidade enquanto as questões LGBTQIA+. A metodologia aplicada foi essencialmente qualitativa, com alguns aspectos quantitativos. A pesquisa reconheceu que a formação de pedagogos para uma educação em direitos humanos ensina aos futuros profissionais da educação como abordar questões LGBTQIA+ de maneira atenta, adequada, que respeita a diversidade e a não discriminação e busca o acolhimento educacional de alunos pertencentes a essa comunidade. Concluiu-se que presentes em alguns currículos do curso da pedagogia, as temáticas de identidade de gênero e sexualidade não são abordadas com profundidade, trazendo limitações pedagógicas na atuação dos profissionais para lidar com questões dos alunos LGBTQIA+.pt_BR
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectEducação em direitos humanospt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.titlePanorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

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