Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Parente, Bruno Valentim de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:07:40Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T18:07:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.citation | PARENTE, Bruno Valentim de Lima. Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2187 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura discorrer algumas questões LGBTQIA+ nas escolas e sobre a importância de formar pedagogos para uma educação em direitos humanos. Como objetivo geral pretende-se compreender a necessidade de formação dos graduandos em pedagogia para desempenhar uma educação na diversidade, pautada nos direitos humanos, contribuindo para o acolhimento educacional de alunos LGBTQIA+. Os objetivos específicos foram divididos em dois: investigar aspectos históricos, conceituais e normativas para uma educação não discriminatória da Educação em Direitos Humanos; e entender a formação específica do pedagogo pautada nos direitos humanos e na diversidade enquanto as questões LGBTQIA+. A metodologia aplicada foi essencialmente qualitativa, com alguns aspectos quantitativos. A pesquisa reconheceu que a formação de pedagogos para uma educação em direitos humanos ensina aos futuros profissionais da educação como abordar questões LGBTQIA+ de maneira atenta, adequada, que respeita a diversidade e a não discriminação e busca o acolhimento educacional de alunos pertencentes a essa comunidade. Concluiu-se que presentes em alguns currículos do curso da pedagogia, as temáticas de identidade de gênero e sexualidade não são abordadas com profundidade, trazendo limitações pedagógicas na atuação dos profissionais para lidar com questões dos alunos LGBTQIA+. | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.title | Panorama da questão LGBTQIA+ na escola: a importância da formação do pedagogo para uma educação em Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno Valentim de Lima Parente_parcial.pdf | 188.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.